quarta-feira, 20 de abril de 2011

Japoneses inventam luzes de LED para os dentes



Ter dentes brancos e brilhantes, como os de comerciais de creme dental, é um desejo comum. Alguns japoneses, porém, resolveram exibir sorrisos fluorescentes e coloridos. Os designers Motoi Ishibashi e Daito Manabe inventaram luzes de LED que são aplicadas aos dentes.
O acessório permite que o sorriso assuma diferentes cores. As luzes de LED são controladas por meio de computadores, com uma conexão sem fio.
A invenção está sendo utilizada em um comercial da loja de roupas “Laforet Harajuku” e torna-se conhecido no Japão. Os designers estão, agora, oferecendo workshops no Japão para ensinar a construir o acessório.
O vídeo acima foi criado por Ishibashi e Manabe e mostra um grupo de japonesas andando pelas ruas com os acessórios. O trabalho de Ishibashi pode ser conferido em seu site oficial.
As informações são do site The New York Times.
* Esta nota foi atualizada em 7 de março, com o objetivo de corrigir dados imprecisos. Após a divulgação do acessório em veículos de mídia internacionais, os inventores do acessório, Motoi Ishibashi e Daito Manabe, negaram a existência de uma “moda de dentes de LED”, uma vez que o aparelho não está disponível comercialmente

Um gesto de combate ao preconceito e ao bullying


Bela campanha criada na Irlanda para a BeLonG, uma instituição de apoio aos jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), com idades entre 14 e 23.
No vídeo podemos aprender que um simples gesto e a não omissão são suficientes para combater ao preconceito homofóbico e prática de bullying em jovens homossexuais.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Homofobia, acabemos já com isso!



O que é a homofobia?
Homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), caracteriza o medo e o resultante desprezo, ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. Um preconceito heterossexista da discriminação anti-homossexual. E pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação.

Motivos para a homofobia
Alguns estudiosos e indivíduos comuns atribuem a origem da homofobia às mesmas motivações que fundamentam o racismo e qualquer outro preconceito. Nomeadamente, uma oposição instintiva a tudo o que não corresponde à maioria com que o indivíduo se identifica e a normas implícitas e estabelecidas por essa mesma maioria, nomeadamente a necessidade de reafirmação dos papéis tradicionais de gênero, considerando o indivíduo homossexual alguém que falha no desempenho do papel que lhe corresponde segundo o seu gênero.
Algumas pessoas consideram que a homofobia é efetivamente uma forma de xenofobia na sua definição mais estrita: medo a tudo o que seja considerado estranho. Esta generalização é criticada porque o medo irracional pelo diferente não é, aparentemente, a única causa para a oposição à homossexualidade, já que esta atitude pode também provir de ensinamentos (religião, formas de governo etc.), preconceito, informação ou ideologia (como em comunidades machistas), por exemplo.




Mas o fato é: Homofobia não é apenas um Medo! 



Demonstração da Westboro Baptist Church, com Bem Phelps, neto de Fred Phelps.


Manifestações homofóbicas
O insulto homofóbico pode ir do bullying, difamação, injúrias verbais ou gestos e mímicas obscenos mais óbvios até formas mais subtis e disfarçadas, como a falta de cordialidade e a antipatia no convívio social, a insinuação, a ironia ou o sarcasmo, casos em que a vítima tem dificuldade em provar objetivamente que a sua honra ou dignidade foram violentadas.
Alegadamente, um tipo desses ataques insidiosos mais largamente praticado pelos homófobicos (pode dizer-se que em nível mundial, mas com particular incidência nas sociedades mediterrânicas, tradicionalmente machistas) e que funciona como uma espécie de insulto codificado e impune, é o de assobiar, entoar, cantarolar ou bater palmas (alto ou em surdina, dependendo do atrevimento do agressor) quando estão na presença do objeto do seu ataque, muitas vezes perante terceiros. Esta forma de apupar, humilhar, amesquinhar ou intimidar alguém parece ter raízes muito antigas. A Bíblia refere-se a respeito do atribulado Jo: "O vento leste (...) bate-lhe palmas desdenhosamente e, assobiando, enxota-o do seu lugar"

Não à Homofobia! Abrace essa causa.
Por enquanto é só.

Milbeijos&NãoàHomofobia! ;*