quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bullying

E aê galera, agora to aqui pra falar do Bullying, coisa muito séria e que não é de agora não.
O que é bullying?
Bom, a legislação jurídica do estado de São Paulo define bullying como atitudes de violência física ou psicológica, que ocorrem sem motivação evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredi-las, causando dor e angústia. Ou seja, o bullying é um assédio e dividi-se em duas categorias:
 1.  Bullying direto, que é a agressão física contra a vítima ou algum bem ou alguém relacionado a ela;
 2. Bullying indireto, também conhecido como agressão social, que é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é feito através de várias técnicas, que incluem:
·         Espalhar comentários;
·         recusa em se socializar com a vítima;
·         intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
·         criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc.).
O bullying pode ocorrer em escolas, faculdades e universidades, locais de trabalho, vizinhanças, na própria família e até mesmo entre países.
Ah! E tem mais, isso é crime porque desrespeita princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana.
Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de auto-estima. E é freqüentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:


"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."

E temos também o Cyberbullying, que é uma prática que envolve o uso de tecnologias da informação  e comunicação, que servem para denegrir a imagem de uma pessoa.
Essa prática é feita -dentre outras maneiras- através de páginas de sites de relacionamento, como comunidades do orkut etc. E também é considerado crime, como o bullying direto ou indireto.
  
Então é o seguinte: se você sofre de bullying, não se cale, fale mesmo! Procure ajuda na sua família, na escola, procure autoridades responsáveis que possam te ajudar. E o mais importante é: não queira se vingar de nenhuma maneira, pois pode ser pior pra você!
Mas se o caso é o contrário, você é um bullie, pare já com isso, pois um dia você vai acabar sofrendo as consequências desse ato!

Sem mais.

Milbeijos&Seliguem. ;*



0 comentários:

Postar um comentário