Oioi, não serei curta, mas tentarei ser direta.
LGBT ou ainda, LGBTTTs, é o acrónimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (o 's' se refere aos simpatizantes). Embora refira apenas seis, é utilizado para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de gênero divergentes do sexo designado no nascimento.
Inicialmente, o termo mais comum era GLS, que representava Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Mas com o crescimento do movimento contra a homofobia e a liberação sexual, a sigla foi alterada para GLBS, ou seja, Gays, Lésbicas, Bissexuais e Simpatizantes que logo foi mudada para GLBTS, com a inclusão da categoria dos transgêneros (travestis, transexuais, transformistas, crossdressers e drag queens, dentre outros). A sigla GLBTS durou pouco tempo, pois o movimento lésbico ganhou mais força dentro do movimento homossexual e a sigla foi alterada para LGBTS. Atualmente, pelos movimentos homossexuais é usada a sigla mais completa LGBTTTS. Sendo ‘S’ de Simpatizante, pode também ser substituído por ‘A’ de Aliados.
O termo atual oficialmente usado para a diversidade no Brasil é LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). A alteração do termo GLBT em favor de LGBT foi aprovada na 1ª Conferência Nacional GLBT realizada em Brasília no período de 5 e 8 de junho de 2008. A mudança de nomenclatura foi realizada afim de valorizar as lésbicas no contexto da diversidade sexual e também de aproximar o termo brasileiro com o termo predominante em várias outras culturas.
Mas ainda tem quem prefira defini-los como Movimento dos Não-Heterossexuais, o que seria um meio de exclusão, o que é totalmente contrário à proposta que é justamente de inclusão de todos que se identificam com a causa, direta ou indiretamente.
Em Portugal, o termo LGBT tem sido o mais usado nos últimos anos.
Mais recentemente o termo LGBTQ começa a ser utilizado em discussões relacionadas com o assunto em português englobando assim Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros/Transexuais, Queer¹, havendo também algumas referências ocasionais a LGBTTQI, incluindo assim explicitamente as pessoas Intersexuais².
*
¹Queer é um termo que proveio do inglês. Seu significado atual tem a ver com gays, lésbicas, transgêneros entre outras designações.
Seu significado inicial pode ser compreendido através da história da criação do termo, inicialmente uma gíria inglesa. Literalmente significa "estranho", mas a palavra foi usada em uma superposição de significado com a palavra queen, ou "rainha". Assim, seu significado completo seria de um homossexual masculino bastante afeminado, pois este seria ao mesmo tempo uma rainha e algo de muito estranho.
Outra derivação seria que queer derivou da palavra quare do Inglês Antigo, que significava "questionado ou desconhecido".
Hoje a palavra Queer é considerada ofensiva aos homossexuais, que significa bicha (no Brasil) e paneleiro (em Portugal).
²Intersexualidade é um termo utilizado para designar pessoas nascidas com genitália e/ou características sexuais secundárias que fogem dos padrões socialmente determinados para os sexos masculino ou feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais, ou um predominando sobre o outro. No entanto, a ambiguidade física das pessoas intersexo pode não se ficar pelo aspecto visual dos genitais. Mas sobre isso eu falarei depois.
Por enquanto é só.
Milbeijos&Aguardem. ;*
1 comentários:
Interessante sobre 'queer',não sabia disso =)
Onde viu isso?
Postar um comentário